A bomba de engrenagens internas utiliza o principio de duas rodas dentadas que ao se desengrenarem no lado da sucção da bomba, criam zonas de baixa pressão que puxam o fluido para dentro, os espaços entre os dentes transportam o fluido pelo perímetro da meia lua até o lado da descarga da bomba, onde os dentes se engrenam novamente, empurrando o fluido para fora.
Esse tipo de bomba apresenta pouca pulsação durante operação, com mínima recirculação interna. É confiável e de fácil manutenção, com apenas duas partes móveis. Com a utilização de apenas um sistema de selagem por bomba, se torna mais confiável em relação a outros tipos de bombas, com um custo menor.
Conta com diversas opções de sucção e descarga e diversas opções entre métodos de selagem (gaxetas, selos mecânicos e MAG-DRIVES para fluidos tóxicos). Possui ajuste de folga axial para compensar desgaste operacional ou compensar mudanças de temperatura e viscosidade do fluído. São autoescorvantes e permitem modulação do sentido de vazão quando não equipadas com válvulas de alívio interna.
Possui uma capacidade máxima de até 365 m³/h, máxima pressão de 17 bar, viscosidade entre 1 cSt e 440,000 cSt e temperatura de trabalho entre -85ºC e +430ºC.